sábado, 12 de novembro de 2022

Capitalismo x Socialismo x realidade brasileira

 Teoricamente o capitalismo tem:

A função e finalidade de facilitar a criação e produção de valor — bens e serviços que contribuem para a vida de uma pessoa e para seu bem-estar. O capitalismo estimula que os esforços criativos e produtivos sejam direcionados para a satisfação dos desejos e das necessidades dos outros.

O maior problema do sistema capitalista:

Os grandes problemas do capitalismo relacionam-se com a busca excessiva por lucro, disputa por matérias-primas e recursos naturais, bem como o incremento da individualidade.

socialismo ou sistema socialista no Brasil


Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial

Não sou um expert no assunto, na minha modesta visão, os partidos e políticos brasileiros, junto a sociedade civil e os representantes de todos os seguimentos deveriam repensar esses dois modelos e adaptar para a realidade de nosso país, tentando teoricamente ver o que funciona e o que é bom dos dois modelos e implantar no Brasil. sei que isso é utópico, mas seria uma saída para atender todos os anseios desde aquele que é mais ganancioso, até aquele mais humilde e que não tem essa fome de poder e sim quer ter o mínimo de dignidade para viver. E não me venham dizer que isso é impossível ,Porque é insultar a inteligência de nós todos. Afinal o Brasil possui vários pensadores, filósofos, economistas e etc ... que poderiam criar esse novo método de atender a todas as classes, banindo de vez a fome e restaurando a dignidade do povo.  


O povo e quando falo me incluo estamos cansados de radicalismo, corrupção, violência e extremismo, tudo em nome de dois modelos que não funcionam em sua totalidade, porque quem sempre sai no prejuízo é o pobre. porque falta comida, falta moradia, falta saúde, falta infraestrutura, falta educação, respeito, amor ao próximo, empatia, simpatia e falta de dignidade. 





Nenhum comentário: